Nossa Mauá ontem e hoje
Ferrovia e desenvolvimento: os 140 anos da estação ferroviária de Mauá
Marco central dos processos que levaram ao desenvolvimento
econômico e demográfico do atual município de Mauá, a estação ferroviária local
foi inaugurada no dia 1º de abril de 1883, um domingo. Denominada inicialmente
de ‘Pilar’ em alusão a igreja do mesmo nome, a estação era em seu nascedouro um
retrato da incipiente Mauá: pequena, feita de madeiras e que atendia a poucos
passageiros até então.
Conforme Ademir Medici, “esta várzea do Tamanduateí
permaneceu pacata, com poucos habitantes, até a concretização das obras
ferroviárias”. Por aqui, até então as atividades econômicas estavam
primeiramente ligadas ao extrativismo, sendo gradativamente substituídas pelas
atividades industriais (olarias, extração de pedras, cerâmica, louça,
porcelanas e outras). Isso mudou drasticamente com o surgimento da ferrovia, e
com ela, a estação de Pilar, depois Mauá!
Ferrovia e estação de
Pilar
Como não poderia deixar de ser, a pioneira estação
inaugurada há 140 anos era toda construída em madeira, situada exatamente onde
hoje está inserida a passarela central. O primeiro agente e chefe da estação
Pilar da SPR (São Paulo Railway) foi Samuel Prado que, certamente não tinha ideia
de que aquela então pacata paragem seria palco do nascedouro de uma das maiores
cidades brasileiras, quase um século e meio depois.
Como citado anteriormente, o nome de Pilar tem estreita
relação com a Igreja Nossa Senhora do Pilar, localizada na atual Ribeirão
Pires. Essa capela, cuja origem remonta o ano de 1714, foi o núcleo originário
das povoações ocorridas no período colonial no que podemos considerar como os
traços originais da formatação territorial do que conhecemos hoje como ABC
paulista.
Durante muitos anos, a região do ABC paulista se constituía
num único município, chamado São Bernardo, que por sua vez era dividido em
vários distritos, dentre os quais o Distrito de Pilar. Fato curioso é que até
1883 não havia nenhum acesso dos locais à estrada de ferro, o que obrigava
sitiantes e fazendeiros de Pilar que quisessem se utilizar da ferrovia
locomover-se até a estação São Bernardo (atual estação Celso Daniel, em Santo
André).
Tal situação perduraria até primeiro de abril de 1883,
quando da inauguração da estação Pilar, cuja construção teria sido um ‘agrado’
da Superintendência da São Paulo Railway para a crescente população local.
Certo mesmo é que a partir daí, Mauá é inserida dentro de uma rota de
desenvolvimento que tem na estrada de ferro seu fator determinante. A Estrada
de Ferro ‘Santos – Jundiaí’ levava e trazia riquezas, deixando em seu rastro a
‘fumaça’ das locomotivas e os ventos do crescimento por elas expandido.
Mauá, a homenagem ao
patrono da ferrovia no Brasil
Tão certo é o pioneirismo do gaúcho Irineu Evangelista de
Sousa, o Barão de Mauá, no tocante à implantação do modal ferroviário no Brasil
quanto também se apresenta inquestionável a importância da ferrovia e da
estação para o nascimento efetivo do povoamento que surgiu como Pilar e que
depois se transformou na cidade que temos hoje.
A época da inauguração (1883), o pequeno povoado não passava de poucas
centenas de habitantes e foi justamente esse povo que daria a homenagem à Mauá
com a denominação do distrito.
Um fato religioso marcou o início da efetivação do nome de
Mauá como o definitivo para a designação do território, no caso, a construção e
celebração de missa inaugural da capela de nossa Senhora da Conceição, entre
1917 e 1918. Foi a partir da inauguração dessa capela que a localidade passou a
ser nominada como “Bairro de Mauá”, mesmo a estação ainda permanecendo como
Pilar. Saliente-se que tal homenagem ocorreu por iniciativa do povo.
Essa dúbia interpretação entre Pilar e Mauá perdurou durante
determinado tempo, até a oficialização da estação como Mauá em homenagem ao
empreendedor e pioneiro das estradas de ferro no Brasil em 1926.
Nada mais justo para o personagem que foi o maior
responsável pela construção da ferrovia, que por sua vez determinou o
surgimento da cidade.
Bibliografia consultada:
http://www.estacoesferroviarias.com.br
MÉDICI, Ademir. De Pilar a Mauá. Mauá: Prefeitura de Mauá -
Fundo de Apoio a Cultura, 1986.
Por Daniel Alcarria
*
(*) Jornalista e
Historiador.
Professor Fernando da Informática - Desafios da inteligência artificial no âmbito social e profissional
Daniel Alcarria - Nossa Mauá ontem e hoje
Editorial Revista SUCESSO - Editorial Revista SUCESSO - Edição 109
Dra. Paula Franco Freire Biason - Médica Veterinária - Ansiedade canina
Dra. Carolina Tavares de Sá - O advento da tecnologia e a utilização das ferramentas de inteligência artificial pelo Poder J...